Semana do Conhecimento e Iniciação Científica: Esportista palestra sobre Rugby
Atleta da seleção brasileira de Rugby, Raquel Cristina Kochhann, esteve em nossa Instituição na última quinta-feira, dia 08 de agosto de 2019, para palestrar sobre sua trajetória no esporte. O evento reuniu os acadêmicos de Educação Física da Horus com o objetivo de conhecer melhor esta modalidade esportiva, bem como as experiências já vivenciadas pela atleta.
Conhecendo o esporte: O rugby utiliza-se mais as mãos que os pés, a bola oval é personagem principal na disputa. Enquanto alguns jogadores possuem a função de conduzir a bola, outros estão para interceptar seus oponentes. Em um campo de 100 metros de extensão por 70 de largura, os jogadores possuem o objetivo de levar a bola na linha do gol no lado da equipe adversário para concretizar o ponto. Além dos sete competidores em jogo, cada time fica com mais cinco jogadores no banco podendo utilizar apenas três deles na partida. O embate é dividido em dois tempos de sete minutos e no jogo final aumenta para 10 minutos cada período.
A esportista Raquel destacou que a ideia foi repassar um pouco sobre como ingressou no esporte e suas experiências ao longo desta caminhada. Também comentou sobre um dos principais fundamentos da modalidade que é o respeito. “Respeitar seu adversário é essencial, pois sem adversário não existe o jogo e sem o devido respeito o jogo também não acontece. Com isso, entendemos que é preciso haver esse ato dentro e fora de campo, para só assim construirmos uma sociedade mais justa, ajudando o próximo independentemente da situação que se encontra”, argumentou Raquel.
A atleta ainda ressaltou que os futuros professores de educação física têm a função de ensinar esta vontade/sentimento para as próximas gerações. Contudo, em conversa com o Coordenador do curso de Educação Física Ivan Carvalho da Rosa, o evento faz parte da Semana do Conhecimento e Iniciação Científica 2019. “O encontro mostrou para todos nós que não importa a idade, muito menos o local onde nascemos o mais importante é termos objetivos traçados e correr atrás deles”, disse.
Para a acadêmica do 2º período de Educação Física da Horus, Barbara Kuhn, o evento foi prazeroso. “A palestra foi com certeza muito interessante, pois nos possibilita o conhecimento desse esporte maravilhoso que não é tão popular, mas que está ganhando espaço e reconhecimento cada vez mais dentro da nossa sociedade”, disse ela.