top of page

Engenharia Civil: acadêmicos aliam teoria a prática com especialista




A Horus Faculdades busca inovar a forma de ensino dos seus acadêmicos trazendo para a instituição especialistas em áreas especificas e no dia 04 de setembro de 2019 esteve em nossas dependências o Engenheiro Civil Eduardo Nobre Guindani especialista em concreto auto adensável.

Eduardo apresentou as tendências do concreto para o futuro bem como, a importância dos aditivos nesta evolução. Eduardo demostrou para os acadêmicos de forma prática o desenvolvimento de um concreto auto adensável, os ensaios necessários para controle de qualidade.

Segundo Coutinho o concreto auto adensável é um tipo de concreto relativamente novo e as normas nacionais e internacionais sobre especificação, produção e controle desse concreto são bem recentes e surgiram devido ao aumento do uso do CAA, particularmente em pré-fabricados.

O concreto auto adensável foi desenvolvido em meados dos anos 80, com o objetivo de resolver problemas de concretagem em estruturas com formas complexas e com altas taxas de armadura e de falta de mão-de-obra especializada.

Considerado um dos maiores avanços na tecnologia de concreto, o CAA vem ganhando cada vez mais espaço em obras por todo o mundo, graças a pesquisas que desde então vêm sendo desenvolvidas e as aplicações bem-sucedidas.

Eduardo comenta que é uma oportunidade preciosa compartilhar o conhecimento técnico e prático do segmento do concreto auto adensável com futuros engenheiros. “É sempre um desafio para a o ensino superior conseguir aliar a teoria com a prática do dia-a-dia, e neste sentido, foi um prazer contribuir com demonstrações práticas de produção e controle dos concretos auto adensáveis que cada dia ganham mais relevância no setor da construção civil”, disse.

Segundo a professora do curso de engenharia civil Micheli Alba o concreto auto adensável já é utilizado em várias obras e representa um dos maiores avanços na tecnologia do concreto. Seus benefícios estão relacionados com o aumento na produtividade, melhora do ambiente construtivo e contribuição da tecnologia sustentável do concreto.

Os alunos do curso de engenharia civil da Horus tiveram a oportunidade de visualizar este concreto na pratica, realizar os ensaios básicos e com isso evoluir para novas pesquisas e a possibilidade de projetar obras prevendo a utilização deste concreto.

Recentes
bottom of page