top of page

Significado do nome Horus 

Filho de ÍSIS E OSÍRIS, HORUS, no panteão egípcio, representava o deus da sabedoria, da inteligência e do conhecimento humano.  A divinamente era representado na forma humana, mas com a cabeça de falcão.   Simbolicamente pode ser lembrado como o “olho que tudo vê”, pois no Egito sua inteligência estava relacionada à ordem e ao triunfo da mente. Muitas vezes, foi nomeado deus da saúde, da cura e do céu, pois buscava a purificação, o equilíbrio e a harmonia da alma.

Horus Faculdades

1.jpg

      A Horus Faculdades (Faculdade Pinhalzinho) é uma Instituição de Ensino Superior, sediada na cidade de Pinhalzinho no Oeste de Santa Catarina.  A Sociedade Educacional de Pinhalzinho – SEP foi constituída em 11 de abril de 2003 e o projeto de credenciamento da Faculdade Pinhalzinho – HORUS FACULDADES, como instituição de Ensino Superior privada através da Portaria MEC nº 906 de 17/03/2005, recredenciada pela Portaria MEC nº 283/2015 publicada no DOU de 24/05/2015. Obteve Credenciamento para atuar no Ensino a Distância através da Portaria MEC nº 2.028 de 21/11/19. Recredenciada pela portaria MEC nº 826/2020 de 14/10/2020, conceito 5.

     Os responsáveis pela Instituição são empresários e professores com experiência no ensino superior e que colocaram à disposição da comunidade regional essa experiência com o compromisso de oferecer ensino superior de qualidade a custos acessíveis. 

        Em 2013 a empresa foi classificada entre as 3 melhores empresas do segmento educação do Prêmio MPE Brasil e sendo a vencedora na etapa de Santa Catarina em 2012. O padrão de qualidade obtido na gestão da empresa mantenedora também está presente nas certificações de qualidade dos cursos oferecidos. Em 2013 o curso de Ciências Contábeis obteve o 1º lugar dentre as IES privadas de Santa Catarina, mesma posição ocupada pelo curso de Educação Física e nas edições seguintes os resultados também foram positivos mantendo-os entre os melhores do estado.  O curso de Sistemas de Informações é o 5º e Administração o 11º no mesmo ranking. Ao final de 2013 a IES obteve o conceito 4 (a escala vai até 5) no IGC - Indice Geral de Cursos, indicador oficial que mede a qualidade média dos cursos da Instituições brasileiras e é divulgado anualmente pelo Ministério da Educação e pelo INEP.

          A consequência desses resultados é que os cursos obtiveram a renovação de reconhecimento automaticamente, ou seja, a dúvida que muitos tinham sobre a validade legal dos cursos da Horus está duplamente comprovada, pelos resultados do ENADE e pelas Portarias do MEC Reconhecendo e Renovando o Reconhecimento dos cursos. 

        Os documentos que comprovam esta condição são os seguintes Administração, Reconhecido Portaria Nº907/05 Renovação de Reconhecimento pela Portaria Nº405/17, com conceito 4. Ciências Contábeis, Reconhecido pela Portaria Nº908/05 e Renovação de Reconhecimento pela Portaria Nº406/17, com conceito 4, está entre os 5 melhores de Santa Catarina, Sistemas de Informação, Reconhecido pela Portaria Nº909/05 e renovação de Reconhecimento pela Portaria Nº364/15, Sistemas de Informação Reconhecido pela Portaria 909/05 Renovação de Reconhecimento pela Portaria 364/15  e Educação Física - Bacharelado e Licenciatura reconhecidos pelas Portarias Nº286/12, Obtendo conceito 3. O curso de Educação Física Bacharelado obteve reconhecimento pela Portaria Nº217/12, com renovação de Reconhecimento com conceito 4 aferido pelo INEP/MEC pela Portaria 364/15. O curso de Educação Física licenciatura teve a renovação com conceito 4 aferido pelo INEP/MEC formalizada pela Portaria Nº365/15. Agrimensura está autorizado pela Portaria Nº280/12 com conceito 4 INEP/MEC. Em 2015, ano de comemoração dos 10 anos de seu credenciamento a Horus obteve autorização, com conceito 4, para oferta do curso de Engenharia Civil, formalizado pela Portaria Nº913/2015. Em 2016 foi autorizado o curso de Licenciatura em Pedagogia sendo que o processo de autorização do curso obteve conceito final 5 (máximo). Em 2019 foi autorizado o curso de Direito, através da portaria Nº09 de 10 de janeiro de 2019 também com conceito final máximo 5 MEC.

         O Instituto Horus Faculdades de Ensino, Pesquisa, Tecnologia e Projetos Socioculturais foi criado em abril de 2010 com objetivo de dedicar-se à pesquisa, ensino e ao desenvolvimento institucional, bem como a análise da eficácia de projetos e parcerias governamentais, visando o aprimoramento das ações sociais para que estas atinjam o necessário desenvolvimento humano.

          A HORUS FACULDADES, oferece atualmente cursos de Pós-Graduação (especialização) nas áreas de Administração e Contabilidade, gestão de Cooperativas e Pecuária Leiteira.  Os cursos atendem as exigências da Resolução Nº 1/2007 do Conselho Nacional de Educação e são presenciais.

          O espaço físico é considerado adequado para o desenvolvimento das atividades curriculares e extracurriculares do ensino superior. As áreas pedagógicas e administrativas foram adequadas para possibilitar o bom atendimento e conforto à comunidade acadêmica. Na seleção do Corpo docente a HORUS FACULDADES preza pelo alto índice de qualificação acadêmica dos profissionais aliados à experiência profissional.

Os valores das mensalidades estão definidos de acordo com a legislação pertinente ao assunto e sua definição levou em consideração aspectos como ensino de qualidade aliado às condições financeiras regional dos acadêmicos.

          A Horus está credenciada como participante do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES do MEC. Programa Universidade Para Todos – PROUNI e Bolsas do artigo 170 e Artigo 171 da Constituição Estadual. Oferece ainda bolsas próprias disponibilizadas à acadêmicos envolvidos com os diversos projetos de Responsabilidade Social desenvolvidos. Dentre eles destacam-se: Horus Saúde em eventos e empresas, Informática para 3ª Idade e crianças carentes, apoio a Fundação Municipal de Esportes, em que patrocina as escolas de iniciação desportiva. Patrocina ainda a equipe Pinhalzinho, Hidro/Horus/Serpil de Futsal, campeã catarinense e apoia a participação de atletas em maratonas nacionais e internacionais. Outras atividades desenvolvidas são: Festival Horus de Atletismo Escolar, Open Horus de Vôlei de Areia, Festival Horus, Mini Handebol, Handebol Beach e a Corrida Rústica, Horus, Trote Solidário (destinando recursos a APAE) Campanha de Doação de Sangue. Apoio financeiro aos eventos: Congresso Brasileiro de Sustentabilidade na Produção de Alimentos, Programa Eco Pinhalzinho – Sacolas Retornáveis.

A Horus atende diversos municípios de sua área de abrangência e conta com a seguinte distribuição de alunos matriculados de acordo com o município de origem em 2017 para os cursos de graduação:

 

Tabela 1: Percentual de Alunos por Município.

Além de oferecer mensalidades com valores compatíveis com a renda per capita da região de abrangência a Horus também oferece apoio financeiro para auxiliar os acadêmicos na manutenção de sua vida acadêmica, para isso conta com as seguintes fontes e a evolução ocorrida entre 2017 e 2018.

 

Tabela 2: Apoio financeiro 2017 – 2018.

2.jpg
bottom of page