top of page

Laboratório de Informática

A Horus Faculdades possui dois modernos laboratórios de informática, com terminais de internet, possibilitando aos acadêmicos pesquisas atuais e acesso fácil durante as aulas. As escolas da comunidade e região também podem usufruir desse espaço.

Em termos estruturais, a capacidade das duas salas é para 50 alunos, conforme orienta o Ministério da Educação. Os equipamentos são de última geração, utilizando-se, ao invés de desktops, notebooks, produzindo um visual mais limpo e aconchegante aos acadêmicos.

Laboratório de Anatomia

O Laboratório de Anatomia da Horus Faculdades oportuniza ao acadêmico, verificar na prática as teorias científicas a respeito do corpo humano e do movimento. É de livre acesso aos estudantes, podendo ser usufruído também pelas escolas do município e região, a fim de tornar as aulas mais práticas e prazerosas. Com grande investimento para instituição, o Laboratório de Anatomia é dotado de peças de tamanho idêntico ao ser humano. Quem ganha é o aluno e o conhecimento, porque novas experiências podem ser adquiridas.

Laboratório Virtual

O Laboratório Virtual da Horus tem por objetivo auxiliar no ensino das diversas disciplinas oferecidas na matriz curricular do curso de Engenharia Civil. Estará disponível aos professores, alunos e outros interessados. Nele estarão disponíveis aplicativos e sites que oportunizam a realização de estudos e experimentos, acesso a informações como a tabela periódica e informações de segurança para o uso do laboratório. É de livre acesso através dos computadores da Biblitoeca, dos laboratórios de Informática ou pelo site www. horus.edu.br.

QUÍMICA
Laboratório Virtual de Química da UNESP - Baurú
http://www2.fc.unesp.br/lvq/LVQ_cursos/engcivil.php

PHET - Interactive Simulations
https://phet.colorado.edu/es/simulations/category/
chemistry


FÍSICA
PHET - Interactive Simulations
https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/physics

Laboratório Virtual Física Animada
http://www.fisicanimada.net.br/

Laboratório Virtual de Física
http://www.fislab.net/

LABORATORIO VIRTUAL de FÍSICA
http://www.enciga.org/taylor/lv.htm

LABORATÓRIO VIRTUAL - FÍSICA
http://www.ideiasnacaixa.com/laboratoriovirtual/

 

Links para softwares gratuitos QUÍMICA

1 - Khi3
Calculadora com multi-funções que conta com tabela periódica, estrutura cristalina, dentre muitas outras funções como um simulador do Sistema Solar. 

2 - Virtual Lab 
O software apresenta imagens capturadas com supermicroscópios de laboratório. É evidente que o software oferece apenas as imagens disponibilizadas em seu banco de dados online, mas esse banco é amplo e está em expansão constante.

3- D Angles 
O software consegue transformar o estudo de uma matéria nada agradável em um jogo. Ele se divide em blocos de 10 perguntas consecutivas, cada uma exibe uma molécula tridimensional animada e coloca uma questão sobre cada. O sistema de resposta é de múltipla escolha com quatro alternativas e indica se a escolha foi bem sucedida ou não.

4- Periodic Table Explorer 
Periodic Table Explorer é uma verdadeira inovação no que diz respeito ao ensino de química através da famosa tabela periódica. O programa conta com toda e qualquer informação acerca dos elementos químicos em seus mais importantes aspectos. O único problema do PTE é ser disponibilizado apenas em inglês

5- Cidade do Átomo 
Programa que simula uma cidade onde existe uma Usina Nuclear. Voltado para professores do ensino médio que lecionam o conteúdo de radioatividade.

6- QuipTabela 4.01 
Instale o QuipTabela e prepare-se para aprender tudo sobre a Química. A tabela interativa apresenta o formato tradicional, com os elementos químicos distribuídos em metais, não-metais e gases nobres. Programa disponibilizado totalmente em português.

7- BK Chem 
O software é bastante completo e oferece muitas opções para você. O usuário pode inserir elementos, editar suas letras e estabelecer a natureza de suas ligações. Enquanto alguns elementos estão ligados de maneira simples, podem existir outros com ligações múltiplas, com casos particulares e até mesmo vários modelos cíclicos. Nenhum desenho é fixo e todas as figuras e ligações podem ser movidas ou alongadas para destacar o que você deseja.

8- ACD/ChemSketch 11.0
O software, apesar de ser freeware, é uma ferramenta completa de desenho, não só molecular mas de inúmeras ilustrações para uma aula de química. Possui uma seção de "modelos", onde há dezenas de estruturas "prontas", vidraria de laboratório, modelos representacionais, e muito mais. Ao lado, alguns exemplos de estruturas orgânicas com as mais diversas formatações e um sistema de vidrarias montado com os modelos já inclusos no software. Além da representação no plano, que é usual para representarmos a reações orgânicas, existe a possibilidade de se mostrar a molécula na conformação 3D, evidenciando a repulsão entre os átomos e a sua estrutura no espaço. Além de apenas representar a estrutura em 3D, há a possibilidade também de se definir a distância entre as moléculas, bem como o ângulo entre as ligações. Sem falar nos recursos de nomenclatura da IUPAC, propriedades físicas, verificação de tautomeria, numeração de cadeia carbônica além de diversos outros recursos.

9- Educador.net
O Educador.net é um software gratuito desenvolvido especialmente para facilitar o trabalho do professor. Entre os seus principais recursos estão: banco de questões, relatórios e gráficos, diário eletrônico.

10- CurtiPot 
Programa gratuito (freeware) para simulação e análise de Curvas de Titulação Potenciométrica, cálculos de pH e de equilíbrios ácido-base.

Alguns programas para contrução de moléculas químicas



Marvin 5.2.04

Ferramenta gratuita de construção de moléculas 2D e 3D em Java. AQUI

ChemFormatter 1.2.5

Programa add-in para o Microsoft Office. Aplica automaticamente estilos de fontes em um documento.AQUI

Chemistry 4-D

Programa shareware com tecnologia avançada para construção de moléculas. AQUI

Chemistry 4-D

Editor gratuito de estruturas químicas 2D em Java. AQUI

WinDrawChem 1.6.2

Programa freeware 2D para desenhar estruturas quimicas. AQUI

ChemicPen 2.6

Programa para desenhar estrutura e reações químicas. AQUI

WinPLT 7.1

Outro programa para desenhar estruturas químicas. AQUI

BKChem 0.13.0

Programa de codigo aberto e portátil para desenhar estruturas químicas. AQUI

Leia mais:http://quimica-utfpr-pb.webnode.com.br/programas/

 

LINKS E SITES GRATUITOS DE FÍSICA
 

http://www.laboratoriodefisica.com.br/simulacoes.html

Software

 

 

Interactive Physics


 

Interactive Physics é um verdadeiro laboratório de Física no computador. Com ele alunos e professores criam inúmeras simulações com alto grau de interatividade. Vetores, coordenadas, gráficos, mudança de referencial, medidas de posição, velocidade, aceleração, energia, quantidade de movimento e centro de massa são algumas das várias funções à disposição neste software. Você pode fazer o download da versão demonstrativa clicando aqui. Disponibilizamos na página de Simulações vários exemplos em que você poderá usá-lo.


 

 

Modellus


 

Modellus permite que estudantes e professores (ensino médio e superior) usarem matemática para criar ou explorar modelos interativamente. Ele foi concebido por pesquisadores em educação científica para oferecer um pacote de software com uma sólida base pedagógica. Pode ajudar os professores e os alunos se familiarizem com a matemática (a linguagem da Natureza, de acordo com a Galileu!). Se você estiver interessado em aprender mais sobre a pedagogia sob Modellus, você pode ler alguns artigos sobre ele em seu site. Exemplos que ilustram muitos conceitos científicos curriculares e muitos outros estão disponíveis neste link . Você pode ler este tutorial e fazer o download do Modellus clicando aqui.


 

 

Phun


 

Um outro software de simulações interessante é o Phun. Ele é gratuito para uso não comercial (veja licença). O Phun combina física e arte em uma forma lúdica. A primeira vista parece um desenho escolar de primeira série ou então aqueles desenhos feitos no paint por quem nunca tocou em um computador. Phun não é apenas um jogo - é muito mais! Phun é educativo, divertido e viciante. Para saber sobre o programa começar ler este tutorial. Existem muitos exemplos prontos aqui. Para você ter uma idéia do programa assista o vídeo na página de vídeos-aula. Faça o download abaixo de acordo com o seu sistema operacional.


 

 

Stellarium


 

Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu! Para obter o manual do usuário clique aqui. Faça o download abaixo de acordo com o seu sistema operacional.


 

Spectrogram


 

É um software para análise de audio que mostra o comportamento da frequência em função do tempo ou do nível de intensidade sonora em função da frequência. Possui uma precisão da ordem de milissegundos e pode ser usado em várias experiências . Para fazer o download clique aqui.


 

Test Tone Generator


 

Programa para gerar sons com frequências definidas. Possui tons constantes e varridos. Suporta diversas placas de som com freqüência de até 96KHz. Você pode testar e aferir sistemas de som, criar efeitos sonoros. Os sinais gerados podem ser gravados em WAVE e até transformados em um CD de teste de tons. Para fazer o download clique aqui.

bottom of page