Educação Física

Bacharelado

O curso de Educação Física foi autorizado pela Portaria nº 728 do MEC em 14/09/2007, iniciando suas atividades em 2008.

O curso obteve a renovação do curso pela Portaria nº 59 de 02/02/2018.  O profissional da Educação Física formado pela  Horus Faculdades possui plena capacidade técnico científica, com base ética e filosófica de modo a atuar de forma responsável no contexto da cultura do movimento. Tem duração de 4 anos para o Bacharelado e 3 anos e meio para a Licenciatura. Ambos objetivam atender a demanda regional de formação de profissionais para o mercado de trabalho. Conheça os dois perfis de formação acessando o Perfil do Egresso para cada curso. Os cursos (licenciatura e bacharelado (*) tem como objetivo formar profissionais para atuarem em instituições públicas ou privadas. , nos campos da Educação, da saúde, do esporte, do lazer e do turismo. Os objetivos do curso são:

O objetivo do Curso de Educação Física, de acordo com as DCNs (*) é formar profissionais qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente para atuação técnica em clubes, entidades, empresas e programas que tenham a atividade física, o esporte e a cultura do movimento, sejam elas públicas ou privadas. Suas atribuições são planejar e orientar o desenvolvimento de atividades físicas, nas suas diversas manifestações ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, danças, atividades rítmicas expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, exercícios compensatórios às atividades corporais.  (*) Diretrizes Curriculares Nacionais da área  http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf – é válida para licenciatura e bacharelado.

Tipo do Curso

Bacharelado

Tipo de Formação

Profissional de Educação Física

Duração

4 anos

Área de atuação - Bacharelado

O Bacharel em Educação Física forma profissionais para atuação técnica em clubes, entidades, empresas e programas que tenham a atividade física, o esporte e a cultura do movimento como fim ou como meios. Atua  no planejamento, prescrição, supervisão e coordenação de projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas.

Em sua atividade, avalia as manifestações e expressões do movimento humano, tais como: exercício físico, ginástica, jogo, esporte, luta, artes marciais e dança. Pesquisa, analisa e avalia campos da prevenção, promoção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora e do rendimento físico-esportivo. Planeja e gerencia atividades de lazer e de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. Em sua atividade gerencia o trabalho e os recursos materiais de modo compatível com as políticas públicas de saúde, primando pelos princípios éticos e de segurança.

Professores

Professor Ivan Carvalho da Rosa

Professor Michel Flores

Professor José Ronaldo Marques

Professor Gelson Girardi

Professor Eliamar Corradi

Professora Marcia Dalvesco

Professora Zenaide Schmitz

Professora Adriana Meneghetti 

Professor Djonatan Lazarrotto

Professora Leila Salvini

Professor Fábio Massoni

Coordenador Ivan Carvalho da Rosa