Professores e acadêmicos participam de palestra sobre inclusão escolar

A Secretaria Municipal de Educação e o Curso de Pedagogia da Horus Faculdades realizaram na noite desta quarta-feira (8) palestra com o mestre em neurociências, professor Edson Lopes. O evento foi aberto com a apresentação da peça teatral “Anita Garibaldi”, realizada por alunos da Apae de Pinhalzinho. A apresentação foi aberta a todos os alunos da Horus Faculdades e demais presentes.

Edson Lopes falou aos professores e acadêmicos sobre “Um novo horizonte de possibilidades a partir da educação inclusiva e as limitações no processo de aprendizagem: possibilidades e impasses”. Segundo Lopes, a escola e os professores precisam se preparar ainda mais para receber alunos com deficiência, principalmente intelectual.

“A inclusão passa pelo preparo da educação, principalmente no aspecto pedagógico”, ressalta. “É preciso, com pessoas que estão com deficiência intelectual, despertar áreas do cérebro que podem estar poucos desenvolvidas”, recomenda.

O diretor da Horus Faculdades, Sergio Mazonetto, na abertura da programação agradeceu a presença dos professes e da direção da Apae. Enalteceu o trabalho realizado pela escola especial, ressaltando a importância do tema para debate com a sociedade.